segunda-feira, 2 de abril de 2012

Balança mais precisa do mundo detecta um yoctograma


Como você pode pesar um próton? Com balanças precisas o suficiente para medir a menor unidade de massa, conhecido como um yoctograma, que é apenas um séptilhonésimo de uma grama.
Nenhuma balança comum pode - os menores pesos são medidos usando nano tubos, que vibram em freqüências diferentes,dependendo da massa das partículas ou moléculas sobre eles.Até agora , 100 yoctogramas era a menor massa que o sensor mais sensível podia detectar.
Para ir ainda mais fundo, Adrian Bachtold e seus colegas do Instituto Catalão de Nanotecnologia na Espanha, utilizaram nano tubos mais curtos. Eles dão a melhor resolução e trabalham em baixas temperaturas para melhorar a medição de freqüência. Embora o equipamento fosse colocado num vácuo, para minimizar a interferência de outros átomos, Bachtold removeu quaisquer átomos dispersos aquecendo temporariamente os tubos para perturbar quaisquer ligações a átomos.
Em seguida, o sensor foi capaz de pesar de um átomo de xênon até algo bem próximo a um yoctograma. Isto torna a primeira escala capaz de detectar um único próton, que pesa 1,7 yoctogramas.
"A sensibilidade da balança alcançada pela equipe catalã é, sem dúvida, espetacular - o desafio pela frente será a rotina de fabricação de nano tubos de sensores de baixo custo", diz Rachel McKendry, uma nanocientista da Universidade de Londres.
Bachtold afirma que as balanças poderiam ser usadas para distinguir os diferentes elementos em amostras de produtos químicos, que podem diferem apenas por alguns prótons. Eles podem também diagnosticar as condições de saúde através da identificação de diferenças na massa molecular que são marcadores de uma doença.


Fonte: http://www.newscientist.com 

Post by: Dionatan e Gabriel K.

0 comentários:

Postar um comentário