quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Canhão e Levitron

LEVITRON
Como fizemos? Fizemos o Levitron com um ímã maior que retiramos de um auto falante estragado, e ele ficava dentro de uma “caixinha” de madeira. O pião nós fizemos de um ímã menor, também retirado de um auto falante, no qual introduzimos uma espécie de rolha para que ele girasse e quando fosse colocado em cima da caixinha ele levitasse. Colocamos o pólo do ímã do pião que se repelia com o da caixinha e giramos o mesmo em cima de um pedaço de papelão, porém não deu certo.
O que fizemos de errado e como deveria funcionar: Deveríamos ter feito o pião de forma que ele girasse como um pião normal, porém ele se desestabilizava sem nem estar em cima do ímã, se ele girasse normalmente, esse movimento de rotação atuaria de forma giroscópica e o eixo do pião não tombaria, mantendo-se mais ou menos na mesma direção que a do campo magnético resultante. Quando se realiza a experiência, quatro forças magnéticas surgem sobre os pólos magnéticos do pião, duas de repulsão e duas de atração, com respeito aos pólos dos ímãs da base e uma força gravitacional (seu peso), com respeito á Terra. A dependência com a distância dessas forças magnéticas fazem com que, devido ao modo como os ímãs são dispostos, a resultante delas se oponha á força gravitacional e, assim, o pião levita sobre a base. CANHÃO
Como fizemos? O canhão foi feito com uma base, uma “pista”, de madeira. Antes da metade da pista foram colocados dois ímãs de HD. De um lado dos ímãs colocamos uma bola de chumbo média e no outro lado, outras duas médias e duas pequenas. Assim, quando soltamos a bola média e ela batia nos ímãs, as bolinhas pequenas saíam voando. Esta experiência deu certo!
Porque isso acontece? Quando a bola disparada entra no campo magnético de um ímã ela é acelerada por esse campo magnético e, ao atingir o ímã ocorre uma transferência de energia para as esferas que estão depois do ímã. Devido à conservação da quantidade de movimento a última esfera é disparada com uma velocidade muito maior do que a velocidade da primeira esfera lançada para iniciar o experimento.

Jéssica e Keli

0 comentários:

Postar um comentário