quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Experiencias de Física - Eletromagnetismo

                       

Amigos queridos!
Estamos na busca incessante de desvendar os mistérios da física e seguimos tentando encontrar maneiras de pôr em prática o que calculamos. Afinal, é uma maneira de buscar conhecimento e entender um pouco mais o que nos aterroriza na escola: as contas.

A primeira experiência que realizamos, chama-se Canhão de Gauss.

Chegamos ao questionamento:

Como podemos testar a força eletromagnética? O Quanto forte ela é?


Nossa hipótese:

A força elétromagnética é forte a ponto de podermos criar armas, tal como um canhão

Na prática:

Criamos então, o Canhão de Gauss
Este canhão foi feito com algumas bolinhas de metal, que são vulneráveis na interação com imãs; plástico que serviria como uma canaleta; e é claro, imãs de HD. 

Na canaleta, dispomos uma bolinha de metal, imãs de HD (com o cuidado de verificar os pólos negativos e positivos), e 3 bolinhas de metal, nesta ordem.
A bolinha que está sozinha é afastada. E assim, realizamos um estímulo para que a mesma realize trabalho de energia cinética. A medida que ela vai se aproximando, a bolinha também sofre a atração do ímã de HD, que faz com que ela aproxime-se cada vez mais do ímã. Quando os dois objetos entram em contato, ocorre uma transferência de energia, guiado pelo princípio de Quantidade de Movimento. Este princípio pode ajudar-nos a calcular a massa e/ou a velocidade que a bolinha atingiu a partir da lei da conservação, assim como vimos na física teórica, ou seja, na aplicação das contas.

O que comprovamos:

A força magnética pode ter uma grande intensidade. 

Recomendamos que crianças façam com o acompanhamento de pais para garantir a segurança dos menores.
Não nos responsabilizamos por danos maiores.






  Segunda experiência que realizamos foi o LEVITRON



Continuamos a testar o poder da força eletromagnética.

Questionamento:

A Força Eletromagnética pode superar a força peso, que contém a aceleração gravitacional?

Nossa hipótese:

Sim, poderemos desafiar as forças gravitacionais e levitar um corpo maciço.

Na prática:

Pegamos um disco de ímã, fizemos um peão que também contém um ímã. Deixamos os dois ímãs no lado exposto com pólos iguais para que haja repulsão entre eles. Notamos que o peão não pode ficar parado, porque é atraído pela lateral do disco de ímã, que tem o pólo que atrai o objeto.
Ao pô-lo em movimento, damos a chance do peão ficar em uma efêmera estabilidade no ar. Sendo assim, ao girar o peão perto do disco, vamos distanciando-o do ímã, até chegar em uma distância em que a força peso do peão de sentido vertical e direção para baixo seja a mesma da força magnética, de sentido vertical também, porém direção contrária.
Tendo estas duas forças de mesmo módulo, elas anulam-se e assim, o objeto flutua.

O que comprovamos:

A levitação é ciência, e não apenas mágica!



Esperamos que tanto o professor Éverson Matter quanto todos os outros leitores tenham gostado e entendido a explicação. 

Por fim, concluímos que a força magnética é realmente muito importante e útil. E quando se junta com a eletricidade, sua potencia e utilidade é maior ainda!
Bom, como podemos notar, a natureza é demais! Somos privilegiados por entender estes grandes fenômenos que nos ajudam a evoluir cada vez mais.

Fernanda e Maura

0 comentários:

Postar um comentário