quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Experiência Levitrón

Nome: Mônica Experiência de Física: Levitrón Relatório em Método Cientifico Observação: a experiência consiste em fazer o pião levitar. São utilizados um pião feito com imã e uma base com imã . A base e o pião são essencialmente dois ímãs, porém, colocados de tal forma que os pólos de se defrontam.
Problematização: por qual razão o pião fica levitando? Formulação da hipótese: Surgem quatro forças magnéticas sobre os pólos magnéticos do pião, duas de repulsão e duas de atração, com respeito aos pólos dos ímãs da base e uma força gravitacional (seu peso), com respeito á Terra. A dependência com a distância dessas forças magnéticas fazem com que (devido ao modo como os ímãs são dispostos) a resultante delas se oponha á força gravitacional e, assim, o pião levita sobre a base. Entretanto, qualquer que seja a mínima inclinação em relação á vertical (e isso é impossível de evitar), tais pares de forças magnéticas criam momentos (binários, torques) que tendem a tombar o pião, levando-o para baixo. Experimentação: realização da experiência utilizando um pião feito com imã e uma base de imã. Gira-se o pião imã em uma superfície( foi utilizado uma capa de cd) vendo que o pião gira sobre esta superfície, levanta-se esta com o pião em movimento e depois lentamente ela é retirada . O pião continua girando até que ao diminuir a velocidade esse pião comum começa 'a balançar a cabeça' até que, finalmente, cai.
Conclusão: qualquer que seja a mínima inclinação em relação á vertical, tais pares de forças magnéticas criam momentos (binários, torques) que tendem a tombar o pião, levando-o para baixo. Para evitar que isso ocorra o pião deve estar descrevendo um movimento de rotação, já que, nessa condição, o momento atua de forma giroscópica e o eixo do pião não tomba, mantendo-se mais ou menos na mesma direção que aquela do campo magnético resultante. O momento de rotação é equivalente ao movimento de precessão de um pião comum. O eixo é, em princípio, quase vertical, porém conforme a velocidade angular vai diminuindo, um leve oscilação aparece nesse eixo.

0 comentários:

Postar um comentário