sexta-feira, 26 de outubro de 2012

FELIPE, NATALIA & ALMIR


Canhão de Gauss

Como foi feito:
Primeiramente, pegamos uma canaleta, cortamos ela de tal forma, que o imã ficasse preso nela. Grudamos o imã com super bonder, e depois fixamos com duas abraçadeiras, de modo que o imã não se mexesse. Colocamos duas bolinhas de chumbo de um lado, e uma do outro.

Como a experiência funciona :
Quando a esfera de disparo entra no campo magnético do primeiro ímã ela é acelerada pelo campo magnético e, ao atingir o ímã, ela transfere o ímã para a próxima esfera, que vai em direção ao 2º ímã. Ao chegar no campo deste ímã, ela é acelerada. Este ciclo vai se repetindo até que a última esfera é disparada com uma velocidade muito maior do que a primeira disparada. Pode-se colocar quantos ímãs quiser. Quando mais sequências de imãs, mais forte a bolinha final andará pelo trilho.

O princípio é semelhante ao do pêndulo de Newton, a primeira esfera é atraída para o íman com uma certa energia cinética, que é transferida à última esfera do arranjo. Essa esfera possui esta energia cinética mas também é atraída para o próximo íman, e consecutivamente até à última esfera de todas que já leva uma energia cinética (aproximadamente) igual ao número de ímãns multiplicado pela energia inicial.

Sobre o Imã:

Um ímã de neodímio é um poderoso imã feito a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro — Nd2Fe14B. Esses imãs são muito poderosos em comparação a sua massa, mas também são mecanicamente frágeis e perdem seu magnetismo de modo irreversível em temperaturas acima de 120 °C. Devido ao seu custo mais baixo, eles têm substituído os imãs de samário-cobalto na maioria das aplicações, que são ligeiramente mais fracos e bem mais resistentes a temperatura.

Cuidados que devemos ter:
Cuidados devem ser tomados quando se usa um imã de neodímio. Mesmo um pequeno imã é capaz de destruir o conteúdo de um Disco Rígido (HD), de um disquete, ou de discos CDS, dentre outras mídias magnéticas, de modo que as informações fiquem irrecuperáveis. Esses imãs são normalmente fortes o suficiente não apenas para magnetizar as cores de televisores e monitores a base de CRT, mas também para deformar fisicamente partes do monitor. Esse tipo de dano é tipicamente irreparável desmagnetizando-o apenas via sua configuração.
Esses imãs devem sempre ser manipulados cuidadosamente. Alguns imãs que são ligeiramente maiores que uma moeda de 25 centavos são fortes o suficiente para sustentar mais de 10 kg. Eles são perigosos, sendo capazes de prensar a pele ou dedos quando atraídos por um objeto magnético. Por serem feitos de "pós" e folheações, os imãs são muito frágeis e podem quebrar em temperaturas superiores a 80 °C (ao passar de 80°C ele é sujeito a perder sua força magnética), ou se sujeitos a impactos com outro imã. Quando eles quebram, pode ser de maneira tão rápida que pedaços podem voar e causar danos aos olhos. Imãs desse tipo devem ser mantidos longe de aplicações elétricas, cartões magnéticos e monitores, pois o dano nesses pode ser irreparável.

Levitron

Como foi feito:
Primeiramente pegamos uma base de imãns em uma oficina, que serviria de apoio para nosso pião. Após isso começamos a construir nosso pião. Pegamos uma ponta de caneta, grudamos ela num imã, e em cima do imã grudamos uma peça de plástico, para girá-lo. Após isso, grudamos fita crepe, para firmar todas as peças. O pião estava pronto.

http://www.youtube.com/watch?v=Ti_ziy_piJA

(Video da nossa experiência)

Como a experiência funciona:
Para que a levitação ocorra, o peso do objeto tem que ser equilibrado por alguma força externa, essa força pode ser de origem magnética, elétrica, etc. No caso do levitron a levitação ocorre pois o pião possui um imã que é repelido por outro imã maior no interior da base.
Porém, como todos sabem, não é tão fácil conseguir manter um equilíbrio com os imãns, pois o equilíbrio é instável, uma hora ou outra o imã é repelido para as laterais e cai. Para conseguir a levitação magnética, além da repulsão para equilibrar o peso, é preciso a rotação do pião para ocorrer o equilíbrio estável.
Uma forma fácil de entender como a rotação ajuda a manter o equilíbrio é tentar se equilibrar em cima de uma bicicleta parada. É quase impossível, ao passo que equilibramos facilmente quando esta está em movimento. Isso de deve à rotação das rodas.
Todo o corpo que está em rotação tende a se manter no mesmo plano de rotação até que um torque externo seja aplicado.


1 comentários:

Unknown disse...

um ima de neodimio nao consegue apagar um hd por conta da proteçao eletromagnetica existente em sua carcaça, e um cd nao e uma midia magnetica e sim uma midia de dados gravados por lazer em um objeto plastico com refleçao de infravermelho (bluray), disquete sim sao apagaveis por esses imas mais hj em dia quem usa disquete ainda?

Postar um comentário