sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Levitron

Experimento: Levitron

Observação: A experiência é feita com um imã, construído de forma a atuar como um pião, e uma base com um imã de mesmo polo que o imã.

Problematização: Como o magnetismo atua para o pião ficar flutuando acima do imã da base?

Hipótese: Os dois imãs vão se repelir, mas se ele não estiver girando vai ser atraído pelo polo oposto do imã da base. A força centrípeta vai manter o pião "flutuando" acima da base. Contudo, tem que estar perfeitamente vertical à base. Ele não vai ficar levitando para sempre, devido ao atrito com o ar e força potencial gravitacional, ele vai diminuindo a velocidade.

Experiencia: Montamos um pião com um imã circular e colocamos um eixo no centro deste para permitir que se possa rodá-lo e criar força cinética e centrípeta. Tínhamos outro imã circular para servir como base. O imã é girado em cima da base e fica levitando até a força do polo oposto vencer a força centrípeta.

Conclusão: O imã tem que estar perfeitamente vertical em relação à base e com uma velocidade suficiente para vencer a força do polo oposto do imã da base. Se o eixo não estiver bem posicionado, não tem como acelerá-lo a uma velocidade suficiente.

Fabio e César

0 comentários:

Postar um comentário