quinta-feira, 25 de outubro de 2012


            
O trabalho do Canhão de Gauss foi realizado em duas oportunidades, no dia 5 de outubro e a outra no dia 8 de outubro. Na primeira reunião a dupla decidiu os materiais que iria utilizar no trabalho e também de onde conseguiria o imã de HD .No dia 8, já com os materiais, começamos a fazer uma canaleta na madeira para que a bolinha de rolamento pudesse mover-se sem cair da base.Depois de terminar a canaleta, fizemos um corte na madeira para abrigar o imã de HD em pé.
            Na hora de testar, ocorreu tudo conforme o planejado. De um lado do imã eram colocadas duas bolinhas uma atrás da outra e do lado oposto era empurrada uma terceira bolinha que era rapidamente atraída pelo imã. Quando isso acontecia, a segunda bolinha do lado oposto era lançada em velocidade.Trata-se de um acelerador magnético linear capaz de lançar um projétil. Ele é composto de um conjunto de ímãs e esferas capazes de transferirem energia cinética de uns para os outros.O experimento foi realizado de forma controlada e com força baixa, porém se o circuito for feito mais vezes e com mais imãs, pode se tornar um canhão bem forte, perfurando até alumínio.
           




            A outra parte do trabalho era fazer um Levitron, que consiste em uma base de imãs e um peão com o a polaridade diferente dos imãs da base.Gira-se o peão em cima da base de imãs e ele fica suspenso devido ao magnetismo.Nosso grupo não conseguiu realizar esta parte do trabalho  já que não possuíamos muitos imãs e alguns deles estavam quebrados.Até possuíamos um imã para a base, porém o imã do peão quebrou-se durante um teste.









Leonardo D. e Leonardo S.





0 comentários:

Postar um comentário